Programas - GESTÃO AMBIENTAL: APLICAÇÃO DA A3P NO DAP

A Gestão Ambiental é a gerenciamento do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. Através do estudo de riscos e impactos ambientais, a gestão ambiental objetiva a disseminação de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, como, por exemplo, a reciclagem das matérias-primas e redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais e recuperação de áreas degradadas.

Diante desse contexto, o DAP implantou, através da Portaria nº. 029-DAP, de 03 de Abril de 2009, publicada no Boletim de Serviço nº. 62, de 06 de Abril de 2009, a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, oficializada pela Portaria nº. 510/2002, do Ministério do Meio Ambiente, a qual tem como principal objetivo a melhoria na qualidade ambiental do DAP, através da diminuição da poluição e otimização do uso dos recursos naturais disponíveis.

Criou-se ainda, a Comissão Gestora da A3P do DAP, que tem as seguintes atribuições:

- Realizar o diagnóstico da situação;
- Identificar os pontos críticos;
- Avaliar os impactos ambientais e os desperdícios;
- Elaborar o planejamento integrado, envolvendo o maior número de colaboradores e áreas de trabalho;
- Definir os projetos e atividades que serão realizados;
- Monitorar o desempenho ambiental e
- Replanejar.

Até o momento, no DAP foram implantados dois programas de gestão ambiental, objetivando reduzir o gasto desnecessário com copos descartáveis e papéis.

Portal do DAP - Departamento de Administração de Pessoal © Copyright 2010. Todos os direitos reservados.
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte